2.14.2011

Ténicas de Quirmomassagem

Sendo a quiromassagem uma técnida de massagem com uso exclusivo das mãos, é suportada por várias manobras sustentadas por algumas variáveis, tais como: fuidez, pressão, (que pode ir de leve a profunda), aquantidade de "arrasto/alongamento",  direcção, velocidade ( que também pode ir de lenta a rápida) , frequência (nº de vezes que cada manobra se repete) e ritmo (com intervalos regulares ou desarticulado). No entanto, existem alguns princípios fundamentais: deve sempre obedecer a um critério de progressividade (de superficial para profundo); de abrangente para localizada e adaptada a cada corpo, respeitando as caracteristicas do receptor.

Principais manobras

Deslizamentos ou Afloramentos - Talvez seja a mais versátil das técnicas, permitindo-nos sentir o corpo do receptor desde o início. Pode servir  para espalhar óleo, ou como um elemento de ligação entre as restantes manobras. Se variarmos a pressão e a velocidade num deslizamento, poderemos obter um resultado bem interessante para o receptor (tendo sempre em conta o contexto temporal).
Os deslizamentos leves têm um efeito calmante, com mais pressão comprimem o tecido muscular contra o osso e estimulam a circulação sanguínea. Existem diversas variáveis desta técnica, de acordo com o objectivo da manobra a realizar.


Amassamentos - Implica elevar, apertar e rolar o tecido.
 Tem como principal objectivo ajudar a relaxar e amaciar uma determinada zona. Depois de levantados os tecidos, toda a mão é usada para apertar o tecido à medida que ele rola para fora dela, enquanto a outra se prepara para levantar o tecido adicional e repetir o processo.
Ajuda a criar espaço em torno da fibras musculares, tornando-as mais flexíveis.



Compressões - Estáticas ou dinâmicas, vão desde movimentos profundos com os polegares ou outros dedos, a compressões mais amplas, com base da mão: quanto menos a área, maior a penetração. As pressões leves acalmam e permitem-lhe sentir a tensão muscular, as pressões mais profundas comprimem faixas musculares rígidas e desfazem aderências.


Rolamento de Pele - Manobra que desfaz aderências e estimula a circulação. 

Percussão - Pode ser leve ou pesada e tem como principal objectivo estimular a circulação e regular a tonicidade muscular.Tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso, pelo que deve ser aplicado com percaução e de acordo o contexto da massagem.
Existem váios tipo de percussão: Punhos fechados - pacadas leves com suaves movimentos dos pulsos, batendo com as mãos fechadas; "Cutelo" - Batimentos alternados, com as mãos em forma de cutelo (os dedos contactam com a superfície do corpo); "Tchop" - espécie de "Cutelo", batendo com os dedos simultâneamente na superficie do corpo (faz um som característico, daí o nome "tchop"); "Concha" - batimentos alternados com ambas as mãos em forma de "concha" (também faz um som característico).

Vibração - Usada para finalizar uma massagem ou segmento. Aliviam a tensão por enviarem vibrações relaxantes através do corpo. Incluem abanões energéticos nos membros, estremecimentos à superfície e embalos. As vibrações são difíceis de realizar e devem ser feitas com o movimento dos antebraços que enviam aos dedos/mão a vibração que é dirigida ao segmento do receptor.
No vídeo abaixo, podemos ver algumas das técnicas descritas anteriormente

Nenhum comentário:

Postar um comentário