A Reflexologia é o estudo das delimitações das áreas reflexas do corpo, das suas funções e das acções que estabelecem com as patologias humanas. De uma forma mais comum, chamamos Reflexologia à terapia baseada nestes princípios, que tem o nome de Reflexoterapia. As principais áreas reflexas trabalhadas situam-se nos pés, nas mãos, nas orelhas, na coluna, na face e no crâneo.
Abordaremos aqui apenas a Reflexologia Podal.
Partindo do principio de que os pés representam um microcosmos de todo o corpo, com pontos específicos na planta do pé para cada órgão ou glândula, a estimulação deste pontos irá reflectir efeitos benéficos sobre as zonas correspondentes, uma vez que este método provoca mudanças fisiológicas pela activação do potencial de cura inerente ao organismo. Não deve confundir-se esta terapia com uma simples massagem nos pés.
Após uma anamnese inicial, o terapeuta avalia a situação e aplica pressão nos pontos reflexos da planta do pé, que desencadearão assim o estímulo necessário ao tratamento. É importante uma avaliação inicial, verificando se existem ou não contra-indicações ao tratamento.
É importante salientar que a Reflexologia ou Reflexoterapia, não substitui o tratamento médico de um paciente, deve ser encarado como um tratamento complementar no caso de patologias mais graves e/ou sintomas persistentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário